quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ponto de vista

NA VIDA TENS A OPÇÃO QUE QUISERES, EU OPTEI PELO NOSSO DEUS. TEMOS O LIVRE ARBÍTRIO E QUE SE NÃO SOUBERMOS VIVER SEGUNDO O PROPÓSITO DA PALAVRA DE DEUS TEMOS A MORTE EM NOSSAS MÃOS, MAS NÃO A MORTE DO CORPO E SIM DA ALMA, DO ESPÍRITO. VIVER SEM DEUS É VIDA VAZIA, SEM OBJETIVOS, ESPERANÇA, AMOR. BUSQUE-O E ENCONTRE-O, POIS, SÓ ELE PODE DAR O QUE VOCÊ PRECISA PARA VIVER ETERNAMENTE.
AS CONOTAÇÕES QUE O TERMO "ALMA" GERALMENTE TRANSMITE À MENTE DA MAIORIA DAS PESSOAS PROVÊM PRIMARIAMENTE, NÃO DO USO DOS ESCRITORES BÍBLICOS, MAS DA ANTIGA FILOSOFIA GREGA. OS ANTIGOS ESCRITORES GREGOS APLICAVAM PSY.KHÉ DE VÁRIOS MODOS, E NÃO ERAM COERENTES, SUAS FILOSOFIAS PESSOAIS E RELIGIOSAS INFLUENCIANDO SEU USO DO TERMO. SEGUNDO OS LÉXICOS GREGO-INGLÊS, FORNECEM DEFINIÇÕES TAIS COMO "O EU CONSCIENTE" OU "SER VIVENTE (HUMANO OU ANIMAL)". ATÉ MESMO EM OBRAS GREGAS NÃO-BÍBLICAS, O TERMO ERA USADO PARA ANIMAIS. O TERMO HEBRAICO PARA ALMA É NÉ.FESH. NUM SENTIDO LITERAL, EXPRIME A IDÉIA DE UM "SER QUE RESPIRA" E CUJA VIDA É SUSTENTADA PELO SANGUE.
OS TERMOS DAS LÍNGUAS ORIGINAIS (HEBRAICO: NÉ·FESH; GREGO: PSY·KHÉ), SEGUNDO USADOS NAS ESCRITURAS, MOSTRAM QUE A “ALMA” É A PESSOA, O ANIMAL OU A VIDA QUE A PESSOA OU O ANIMAL USUFRUI.
AS CONOTAÇÕES QUE A PALAVRA PORTUGUESA “ALMA” GERALMENTE TRANSMITE À MENTE DA MAIORIA DAS PESSOAS NÃO ESTÃO DE ACORDO COM O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS HEBRAICA E GREGA USADAS PELOS INSPIRADOS ESCRITORES BÍBLICOS.
A BÍBLIA NÃO DIZ QUE TEMOS UMA ALMA. ‘NEFESH’ É A PRÓPRIA PESSOA, SUA NECESSIDADE DE ALIMENTO, O PRÓPRIO SANGUE NAS SUAS VEIAS, SEU SER.” — THE NEW YORK TIMES, 12 DE OUTUBRO DE 1962.
A DIFICULDADE RESIDE EM QUE OS SIGNIFICADOS POPULARMENTE ATRIBUÍDOS À PALAVRA PORTUGUESA “ALMA” PROVÊM PRIMARIAMENTE, NÃO DAS ESCRITURAS HEBRAICAS OU DAS GREGAS CRISTÃS, MAS DA ANTIGA FILOSOFIA GREGA, NA REALIDADE, DO PENSAMENTO RELIGIOSO PAGÃO. PLATÃO, O FILÓSOFO GREGO, POR EXEMPLO, CITA SÓCRATES COMO DIZENDO: “A ALMA . . . SE ELA PARTIR PURA, NÃO ARRASTANDO CONSIGO NADA DO CORPO, . . . PARTE PARA O QUE É COMO ELA MESMA, PARA O INVISÍVEL, DIVINO, IMORTAL E SÁBIO, E QUANDO CHEGA ALI, ELA É FELIZ, LIBERTA DO ERRO, E DA TOLICE, E DO MEDO . . . E DE TODOS OS OUTROS MALES HUMANOS, E . . . VIVE EM VERDADE POR TODO O PORVIR COM OS DEUSES.” — PHAEDO (FÉDON), 80, D, E; 81, A.
EM CONTRASTE DIRETO COM O ENSINO GREGO SOBRE A PSY·KHÉ (ALMA) COMO IMATERIAL, INTANGÍVEL, INVISÍVEL E IMORTAL, AS ESCRITURAS MOSTRAM QUE TANTO PSY·KHÉ COMO NÉ·FESH, CONFORME USADAS COM REFERÊNCIA A CRIATURAS TERRESTRES, REFEREM-SE ÀQUILO QUE É MATERIAL, TANGÍVEL, VISÍVEL E MORTAL.
A NEW CATHOLIC ENCYCLOPEDIA (NOVA ENCICLOPÉDIA CATÓLICA) DIZ: “NEPES [NÉ·FESH] É UM TERMO DE MUITO MAIOR EXTENSÃO DO QUE NOSSA ‘ALMA’, SIGNIFICANDO VIDA (ÊX 21.23; DT 19.21) E SUAS VÁRIAS MANIFESTAÇÕES VITAIS: RESPIRAÇÃO (GN 35.18; JÓ 41.13[21] ), SANGUE [GN 9.4; DT 12.23; SL 140(141).8 ], DESEJO (2 SM 3.21; PR 23.2). A ALMA NO A[NTIGO] T[ESTAMENTO] SIGNIFICA, NÃO UMA PARTE DO HOMEM, MAS O HOMEM INTEIRO — O HOMEM COMO SER VIVENTE. SIMILARMENTE, NO N[OVO] T[ESTAMENTO] SIGNIFICA VIDA HUMANA: A VIDA DUMA ENTIDADE INDIVIDUAL, CONSCIENTE (MT 2.20; 6.25; LU 12.22-23; 14.26; JO 10.11, 15, 17; 13.37).” — 1967, VOL. XIII, P. 467.
A TRADUÇÃO CATÓLICA ROMANA, THE NEW AMERICAN BIBLE (A NOVA BÍBLIA AMERICANA), EM SEU “GLOSSÁRIO DE TERMOS DE TEOLOGIA BÍBLICA” (PP. 27, 28), DIZ: “NO NOVO TESTAMENTO, ‘SALVAR A ALMA’ (MR 8:35) NÃO SIGNIFICA SALVAR ALGUMA PARTE ‘ESPIRITUAL’ DO HOMEM, EM CONTRASTE COM O SEU ‘CORPO’ (NO SENTIDO PLATÔNICO), MAS A INTEIRA PESSOA, COM ÊNFASE NO FATO DE QUE A PESSOA ESTÁ VIVA, DESEJANDO, AMANDO E QUERENDO, ETC., EM ADIÇÃO A SER CONCRETA E FÍSICA.” — EDIÇÃO PUBLICADA POR P. J. KENEDY & SONS, NOVA IORQUE, 1970.
NÉ·FESH EVIDENTEMENTE PROVÉM DUMA RAIZ QUE SIGNIFICA “RESPIRAR”, E, NUM SENTIDO LITERAL, NÉ·FESH PODERIA SER TRADUZIDO COMO “ALGUÉM QUE RESPIRA”. O LEXICON IN VETERIS TESTAMENTI LIBROS (LÉXICO DOS LIVROS DO VELHO TESTAMENTO; LEIDEN, 1958, P. 627), DE KOEHLER E BAUMGARTNER, A DEFINE COMO SEGUE: “A SUBSTÂNCIA RESPIRADORA, QUE TORNA O HOMEM E O ANIMAL SERES VIVENTES GN 1,20 , A ALMA (ESTRITAMENTE DISTINTA DA NOÇÃO GREGA DA ALMA), CUJA SEDE É O SANGUE GN 9,4SS LV 17,11 DT 12,23 : (249 X) . . . ALMA = SER VIVENTE, INDIVÍDUO, PESSOA.”
QUANTO À PALAVRA GREGA PSY·KHÉ, OS LÉXICOS GREGO-INGLÊS FORNECEM DEFINIÇÕES TAIS COMO “VIDA” E “O EU CONSCIENTE OU PERSONALIDADE COMO CENTRO DE EMOÇÕES, DESEJOS E AFEIÇÕES”, “UM SER VIVENTE”, E MOSTRAM QUE ATÉ MESMO EM OBRAS GREGAS NÃO-BÍBLICAS O TERMO ERA USADO “PARA ANIMAIS”. NATURALMENTE, ESSAS FONTES, QUE LIDAM PRIMARIAMENTE COM OS ESCRITOS GREGOS CLÁSSICOS, INCLUEM TODOS OS SIGNIFICADOS QUE OS FILÓSOFOS GREGOS, PAGÃOS, DAVAM À PALAVRA, INCLUSIVE O DE “ESPÍRITO QUE PARTIU”, “A ALMA IMATERIAL E IMORTAL”, “O ESPÍRITO DO UNIVERSO” E “O PRINCÍPIO IMATERIAL DO MOVIMENTO E DA VIDA”. EVIDENTEMENTE, PORQUE ALGUNS DOS FILÓSOFOS PAGÃOS ENSINAVAM QUE A ALMA EMERGIA DO CORPO NA MORTE, O TERMO PSY·KHÉ TAMBÉM ERA APLICADO À “BORBOLETA OU MARIPOSA”, CRIATURAS ESTAS QUE PASSAM POR UMA METAMORFOSE, TRANSFORMANDO-SE DE LAGARTA EM CRIATURA ALADA. — GREEK-ENGLISH LEXICON (LÉXICO GREGO-INGLÊS) DE LIDDELL E SCOTT, REVISADO POR H. JONES, 1968, PP. 2026, 2027; NEW GREEK AND ENGLISH LEXICON (NOVO LÉXICO GREGO E INGLÊS) DE DONNEGAN, 1836, P. 1404.
OS ANTIGOS ESCRITORES GREGOS APLICAVAM PSY·KHÉ DE VÁRIOS MODOS, E NÃO ERAM COERENTES, SUAS FILOSOFIAS PESSOAIS E RELIGIOSAS INFLUENCIANDO SEU USO DO TERMO. SOBRE PLATÃO, A CUJA FILOSOFIA PODEM SER ATRIBUÍDAS AS IDÉIAS COMUNS SOBRE A PALAVRA PORTUGUESA “ALMA” (COMO GERALMENTE SE RECONHECE), DECLARA-SE: “AO PASSO QUE ÀS VEZES ELE FALA DE UMA DAS [SUPOSTAS] TRÊS PARTES DA ALMA, A ‘INTELIGÍVEL’, COMO NECESSARIAMENTE IMORTAL, AO PASSO QUE AS OUTRAS DUAS PARTES SÃO MORTAIS, ELE TAMBÉM FALA COMO SE HOUVESSE DUAS ALMAS EM UM SÓ CORPO, UMA IMORTAL E DIVINA, E A OUTRA MORTAL.” — THE EVANGELICAL QUARTERLY (PUBLICAÇÃO TRIMESTRAL EVANGÉLICA), LONDRES, 1931, VOL. III, P. 121: “IDÉIAS SOBRE A TEORIA TRIPARTIDA DA NATUREZA HUMANA”, DE A. MCCAIG.
EM VISTA DE TAL INCOERÊNCIA DOS ESCRITOS NÃO-BÍBLICOS, É ESSENCIAL DEIXAR QUE AS ESCRITURAS FALEM POR SI, MOSTRANDO O QUE OS ESCRITORES INSPIRADOS QUERIAM DIZER AO USAREM O TERMO PSY·KHÉ, BEM COMO NÉ·FESH. NÉ·FESH OCORRE 754 VEZES NO TEXTO MASSORÉTICO DAS ESCRITURAS HEBRAICAS, AO PASSO QUE PSY·KHÉ APARECE SOZINHA 102 VEZES NO TEXTO DE WESTCOTT E HORT DAS ESCRITURAS GREGAS CRISTÃS, PERFAZENDO UM TOTAL DE 856 OCORRÊNCIAS. ESTA FREQÜÊNCIA DE OCORRÊNCIAS TORNA POSSÍVEL UM CONCEITO CLARO DO SENTIDO QUE TAIS TERMOS TRANSMITIAM À MENTE DOS INSPIRADOS ESCRITORES BÍBLICOS E O SENTIDO QUE SEUS ESCRITOS DEVEM TRANSMITIR À NOSSA MENTE. UM EXAME MOSTRA QUE, EMBORA O SENTIDO DESTES TERMOS SEJA AMPLO, COM DIFERENTES MATIZES DE SIGNIFICADO, ENTRE OS ESCRITORES BÍBLICOS NÃO HAVIA NENHUMA INCOERÊNCIA, CONFUSÃO OU DESARMONIA QUANTO À NATUREZA DO HOMEM, TAL COMO A EXISTENTE ENTRE OS FILÓSOFOS GREGOS DO CHAMADO PERÍODO CLÁSSICO.
SEGUNDO O CONCEITO CATÓLICO, A ALMA É CRIADA POR DEUS E IMPLANTADA NO CORPO POR OCASIÃO DA CONCEPÇÃO. ESTA DOUTRINA, É UM DOS FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA E TEOLOGIA CRISTÃS. MAS, A ACEITAÇÃO DE FILOSOFIAS GREGAS SIGNIFICAVA QUE ABANDONAVA O CONCEITO EXPRESSO EM GÉNESIS 2:7 DE QUE "O HOMEM VEIO A SER [E NÃO TER] UMA ALMA VIVENTE." SEGUNDO A ENCICLOPÉDIA JUDAICA, "A CRENÇA NA IMORTALIDADE DA ALMA CHEGOU AOS JUDEUS ATRAVÉS DO CONTACTO COM O PENSAMENTO GREGO E PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DA FILOSOFIA DE PLATÃO (427-347 A.C.), SEU PRINCIPAL EXPOENTE". APARTIR DE MEADOS DO 2.° SÉCULO D.C., OS PRIMITIVOS FILÓSOFOS CRISTÃOS ADOPTARAM O CONCEITO GREGO DA IMORTALIDADE DA ALMA.
NA DOUTRINA ESPIRITUALISTA, O SER HUMANO É UM ESPÍRITO PRESO TEMPORARIAMENTE NUM CORPO MATERIAL. A ESTE ESTADO TEMPORÁRIO, É DENOMINADO DE ALMA.
[EDITAR] TEOSOFIA
NA TEOSOFIA, A ALMA É ASSOCIADA AO 5º PRINCÍPIO DO HOMEM, MANAS, A ALMA HUMANA OU MENTE DIVINA. MANAS É O ELO ENTRE O ESPÍRITO (A DÍADE ATMAN-BUDHI) E A MATÉRIA (OS PRINCÍPIOS INFERIORES DO HOMEM).
ASSIM, A CONSTITUIÇÃO SÉTUPLA DO HOMEM, ACEITA NA TEOSOFIA, ADAPTA-SE FACILMENTE A UM SISTEMA COM TRÊS ELEMENTOS: ESPÍRITO, ALMA E CORPO. SENDO A ALMA O ELO ENTRE O ESPÍRITO E O CORPO.
[EDITAR] CIÊNCIA MODERNA
DE UMA FORMA GERAL, A CIÊNCIA MODERNA ESTUDA O HOMEM SEM FAZER REFERÊNCIAS A UMA ALMA IMATERIAL, UMA VEZ QUE, SE EXISTE, NÃO PODE SER OBSERVADA NEM MEDIDA. APESAR DISSO, ALGUNS CIENTISTAS TÊM TENTADO ENCONTRAR EVIDÊNCIAS DA EXISTÊNCIA E DA NATUREZA DA ALMA HUMANA. MUITAS DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS NESSE ASSUNTO VÃO EM DIREÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE QUASE-MORTE, PORÉM ATÉ O MOMENTO NÃO EXISTEM PROVAS CONCLUSIVAS DE QUE REALMENTE OS PACIENTES SAÍRAM DO PRÓPRIO CORPO OU SE SOFRERAM DE ALUCINAÇÕES. HÁ TAMBÉM ALGUNS CIENTISTAS COMO IAN STEVENSON E BRIAN WEISS QUE CONDUZIRAM ESTUDOS DE CASO SOBRE CRIANÇAS NARRANDO EXPERIÊNCIAS ANTERIORES AO NASCIMENTO, E QUE PODERIAM SUGERIR UMA POSSIBILIDADE DE REENCARNAÇÃO (PORTANTO, EXISTÊNCIA DA ALMA), EMBORA NÃO TENHAM DEMONSTRADO O PROCESSO PELO QUAL ISTO PODERIA OCORRER.TAMPOUCO DESCARTAVAM HIPÓTESES LÓGICAS COMO AS NARRATIVAS SEREM FRUTO DA IMAGINAÇÃO.
[EDITAR] HISTÓRIA EVOLUTIVA DO CONCEITO
CHEGOU A UMA ALTURA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE EM QUE O HOMEM COMEÇOU VERDADEIRAMENTE A ASSUMIR A EXISTÊNCIA DE UMA ALMA.
A ALMA SEMPRE FOI MOTIVO DE CONTROVÉRSIA ENTRE AS DIFERENTES DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS E CRENÇAS, MESMO PORQUE NUNCA FOI TOTALMENTE COMPREENDIDA, EXPLICADA OU OBSERVADA. ANTES QUE O HOMEM CONCLUÍSSE QUE A POSSIBILIDADE DE UMA ALMA EM EVOLUÇÃO EM CONJUNTO COM A MENTE DE UM INDIVÍDUO E COM A PATERNIDADE DE UM ESPÍRITO DIVINO, JULGOU-SE QUE ELA RESIDIA EM DIFERENTES ÓRGÃOS FÍSICOS – NOS OLHOS, NO FÍGADO, NOS RINS, NO CORAÇÃO E, POSTERIORMENTE, NO CÉREBRO. OS SELVAGENS ASSOCIAVAM A ALMA AO SANGUE, À RESPIRAÇÃO, ÀS SOMBRAS E AOS REFLEXOS DO SEU EU NA ÁGUA.
MAIS TARDE OS HINDUS CONCEBERAM O ATMAN. OS MESTRES HINDUS REALMENTE APROXIMARAM-SE DUMA AVALIAÇÃO DA NATUREZA E DA PRESENÇA DE UM ESPÍRITO, MAS HOUVE UMA FALHA PROVÁVEL QUANDO NÃO DISTINGUIRAM A CO-PRESENÇA DA ALMA EM EVOLUÇÃO, POTENCIALMENTE IMORTAL.
OS CHINESES, CONTUDO, RECONHECERAM DOIS ASPECTOS NUM SER HUMANO, O YANG E O YIN, A ALMA E O ESPÍRITO.
OS EGÍPCIOS E MUITAS TRIBOS AFRICANAS TAMBÉM ACREDITAVAM EM DOIS FACTORES, O KA E O BA; E NÃO ACREDITAVAM GERALMENTE QUE A ALMA FOSSE PREEXISTENTE, APENAS O ESPÍRITO. OS ANTIGOS HABITANTES DAS TERRAS QUE CIRCUNDAVAM O VALE DO NILO ACREDITAVAM QUE TODO INDIVÍDUO FAVORECIDO TINHA RECEBIDO À NASCENÇA, OU POUCO DEPOIS, UM ESPÍRITO PROTECTOR A QUE CHAMAVAM KA. ELES ENSINAVAM QUE ESSE ESPÍRITO GUARDIÃO PERMANECIA COM O SUJEITO MORTAL AO LONGO DA VIDA E QUE PASSAVA, ANTES DELE, PARA O ESTADO FUTURO. NAS PAREDES DE UM TEMPLO EM LUXOR, ONDE ESTÁ ILUSTRADO O NASCIMENTO DE AMENHOTEP III, O PEQUENO PRÍNCIPE ESTÁ RETRATADO NOS BRAÇOS DO DEUS DO NILO E, PRÓXIMO A ELE, ESTÁ UMA OUTRA CRIANÇA, IDÊNTICA AO PRÍNCIPE NA APARÊNCIA, QUE É O SÍMBOLO DAQUELA ENTIDADE A QUE OS EGÍPCIOS CHAMAVAM KA. ESSA ESCULTURA FOI TERMINADA NO DÉCIMO QUINTO SÉCULO ANTES DE CRISTO. JULGAVA-SE QUE O KA ERA UM GÉNIO DE ESPÍRITO SUPERIOR, QUE DESEJAVA GUIAR O MORTAL LIGADO A ELE EM CAMINHOS MELHORES NA VIDA TEMPORAL; PORÉM, MAIS ESPECIALMENTE, ELE DESEJAVA INFLUENCIAR A SORTE DO SUJEITO HUMANO NA PRÓXIMA VIDA. QUANDO UM EGÍPCIO DESSE PERÍODO MORRIA, ERA ESPERADO QUE O SEU KA ESTIVESSE AGUARDANDO POR ELE DO OUTRO LADO DO GRANDE RIO. A PRINCÍPIO, SUPUNHA-SE QUE APENAS OS REIS TIVESSEM KAS, MAS AFINAL, ACREDITOU-SE QUE TODOS OS HOMENS RECTOS POSSUÍAM-NOS.
TODA ESTA RICA IDEOLOGIA CRESCEU, FOMENTANDO AS RAÍZES QUE DERIVARAM POSTERIORMENTE NOS CONCEITOS ACTUAIS DA ALMA, BASE DE MUITAS RELIGIÕES CUJOS SEGUIDORES ACREDITAM POSSUIR ALMAS, OU SEREM ACOMPANHADOS POR ELAS E MESMO ATÉ SEREM ELES PRÓPRIOS AS ALMAS.